Sede Nacional: Guarda
Iní­cio Objectivos Orgãos Sociais Sócios Actividades Robótica Biblioteca Galeria Apoios Blog

Actividades
É na Guarda, onde tem a sua Sede Nacional, que a Associação Desenvolver o Talento (ADoT) desenvolve a maior parte das suas actividades.


Iniciativas 2016



ATIVIDADES REGULARES


A ADoT continua a levar a efeito atividades regulares nas áreas da robótica, ciências da computação, xadrez, damas e dança, destinadas a jovens (e menos jovens) com capacidades de excelência.
Na área da robótica, os jovens preparam as equipas para as competições…

EXPOSIÇÃO de PINTURA no TMG


Em continuação da descoberta de talentos na área da pintura, a ADoT teve patente ao publico, no Café Concerto (Teatro Municipal da Guarda), a Exposição À Descoberta de Talentos II,
ver mais...

Iniciativas 2015



ATIVIDADES REGULARES


A ADoT leva a efeito atividades regulares nas áreas da robótica, ciências da computação, xadrez, damas e dança, destinadas a jovens (e menos jovens) com capacidades de excelência.
A robótica continua a ser a atividade rainha da Associação. Para além dos jovens que já participaram em competições de robótica, temos novos elementos que manifestam já grande interesse e capacidade.
ver mais...

5.º ANIVERSÁRIO ADoT


Para assinalar o 5.º aniversário, a ADoT editou o seu Boletim n.º 3 Fonte de Talentos
ver mais...

ADoT VICE-CAMPEÃ NACIONAL DE ROBÓTICA


Os jovens participaram no XV RoboCup Portugal Open 2015 que decorreu em Vila Real. Com muitos meses de trabalho, interajuda, apoio familiar, originou excelentes resultados – 2.º e 3.º lugares nas provas de Rescue Maze.
ver mais...

VISITA CIENTÍFICA e CULTURAL a POITIER/FUTUROSCOPE


Fim de semana preenchido com visitas – Bilbao, Poitier, O itinerário e programa preparados para a comitiva da ADoT que se deslocou a França, teve em atenção o interesse dos jovens pela área científica. A visita ao Futuroscope permitiu aventuras palpitantes, sensações extremas, espetáculos e atrações cativantes… Muitas experiências para todos os gostos e idades foram vividas com intensidade!
ver mais...

PROJETO CODE


A ADoT, consciente da importância da linguagem digital na sociedade do futuro, lançou-se na empreitada do ensino da programação e do pensamento computacional, integrando a iniciativa europeia All you need is CODE
ver mais...

CONCURSO NACIONAL ROBÔ BOMBEIRO


Uma vez mais participou com alguns jovens no Concurso Nacional Robô Bombeiro, uma iniciativa da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da Guarda.
A equipa ADoT Montepio obteve o 4.º lugar da geral e melhor prémio Bots4You.
ver mais...

VISITA EXPOSIÇÃO JANELAS de LUZ


A ADoT visitou a exposição Janelas de Luz, patente no Teatro Municipal da Guarda. Uma exposição itinerante, que convida os participantes a uma viagem ao mundo dos Hologramas.
ver mais...

Iniciativas 2014



ATIVIDADES REGULARES


A ADoT leva a efeito atividades regulares nas áreas da robótica, teatro, xadrez e dança destinadas a jovens (e menos jovens) com capacidades de excelência.

ANIVERSÁRIO


O 4.º Aniversário da Associação Desenvolver o Talento (ADoT) no dia 4 de Janeiro, foi assinalado com uma visita ao Museu da Guarda e um jantar convívio entre os seus associados
ver mais...

TEATRO “O Tesouro Escondido”


A atividade regular de Teatro, teve o seu ponto alto no dia 15 de Fevereiro, com a apresentação da peça “O Tesouro Escondido”, no Auditório Municipal da Guarda. O guião original foi inspirado no Principezinho de Exupéry. Foi escrito em ‘tons de roxo’, com nuances de comédia, mistério e ação, propostas pelo imaginário dos jovens artistas
ver mais...

FORMAÇÃO


Dada a importância da formação para pais e profissionais de educação, a ADoT promoveu a ação de formação sobre temática da capacidade de excelência, orientada pelo Prof. Doutor Luís Maia

JOVENS da ADoT PARTICIPAM NO TORNEIO de XADREZ


Jovens da ADoT participam pela primeira vez no Torneio de Xadrez de rápidas – Guarda e conseguem lugares meritórios 1.º lugar – Miguel Almeida, 3.º lugar – Diogo Dinis e 4.º lugar – Tiago Sanches
ver mais...

VISITA ao FESTIVAL NACIONAL ROBÓTICA 2014 - Espinho


ADoT proporciona a um pequeno grupo de jovens e seus familiares, uma visita ao certame A ADoT privilegiou aos seus associados o contato com as potencialidades que a robótica educativa faculta, de que o Festival constitui uma oportunidade imperdível, já que é frequentado por jovens oriundos de todo o País.
ver mais...

CONCURSO NACIONAL ROBÔ BOMBEIRO


A Associação participou, uma vez mais, no Concurso Nacional Robô Bombeiro, organizado pelo Instituto Politécnico da Guarda. A robótica tem proporcionado a concretização de vários projetos que permitem abordar e desenvolver diversas disciplinas. Este ano tivemos a participação de várias equipas, com elementos jovens
ver mais...

CONVÍVIO na ARRIFANA


Os associados da ADoT reuniram-se em convívio, na aldeia da Arrifana. Uma forma de crianças, jovens e adultos partilharem saberes e sabores...
ver mais...

LAGARADA 2014


Em Dezembro, foi feita a tradicional lagarada beirã, com visita a um Lagar tradicional, na Cogula - Trancoso
ver mais...

Iniciativas 2013



Lagarada na Cooperativa Camponeses do Vale do Alto Mondego


A apanha da azeitona e o fabrico do azeite, constitui uma tradição na região. Este foi o pretexto para mais um convívio de associados e uma oportunidade para dar a conhecer aos mais “urbanos” este importante trabalho de campo tão característico do concelho da Guarda. A jornada começou com a apanha da azeitona (por meios tradicionais e mecânicos), desde o estender toldos até ao varejar as oliveiras, a que se seguiu a limpeza da azeitona e o seu transporte para o lagar. Por gentileza da Direção da Cooperativa Camponeses do Vale do Alto Mondego, à comitiva ADoT foi proporcionada uma visita às modelares instalações sitas na localidade de Mizarela, com descrição do processo produtivo do azeite, com método biológico. Por fim, teve lugar a prova do azeite, e a degustação de outras especialidades regionais.

Colaboração da ADoT na Morte e Julgamento do Galo – Carnaval


A privilegiada localização da nossa sede, cuja varanda se abre para a Pç Luís de Camões (a monumental sala de visitas da cidade), tem sido motivo para a ADoT ser convidada a colaborar na tradicional Morte e Julgamento do Galo com que encerra as festividades do Carnaval. À boleia repete-se o convívio de associados, cujos respectivos estômagos são saciados pela gostosa canja de galo, distribuída pela Autarquia.

Curso robótica


Aproveitando uma sua deslocação a Portugal, decorreu durante um fim de semana, um mini-curso de robótica orientado pelo associado Tiago Caldeira, atualmente Assistant Lab Engineer, Robotics da Khalifa Iniversity (Abu Dhabi), frequentado pelo grupo dos mais novos.

Participação Feira Social S. Miguel da Guarda


Uma vez mais, a Junta de S. Miguel da Guarda convidou a ADoT a participar neste evento, através da abertura de um stand de divulgação das atividades e iniciativas, tendo o destaque sido conferido à participação da Equipa ADoT/Município de Pinhel no Robocup 2013.

ACTIVIDADES REGULARES


Para além destas iniciativas, a ADoT continua a levar a efeito atividades regulares nas áreas da robótica, informática, xadrez e dança, destinadas a jovens com capacidades de excelência e talentos superiores.

Iniciativas 2012


Duas novas actividades tiveram inicio nesta anuidade: Xadrez e o Projecto À Descoberta da Robótica, este destinado aos mais novos. Contudo outras iniciativas/participações tiveram lugar, a saber:

Parceria BeFree/ADoT


A pulseira – que permite a utilização de brinquedos electrónicos por crianças/jovens portadores de deficiência profunda .

Equipa BeFree/ADoT presente no concurso “Robot Waiter”, integrado no Fire Fighting Home Robot Contest, realizado em Hartford (EUA)
A competição Robot Waiter destina-se a pôr à prova as soluções robóticas destinadas a conferir autonomia a pessoas portadoras de deficiência, num cenário de uma casa, e no desempenho de diversas tarefas domésticas (por exemplo remover um prato de um armário, colocando-o depois em cima de uma mesa). A Comitiva BeFree/ADoT contou com o apoio da Comunidade Portuguesa nos EUA, quer na deslocação Nova Iorque-Hardford-Nova Iorque, quer na cidade de Hartford.

Workshop de Magia


Orientado pelo nosso talentoso associado Serip , os associados mais novos tiveram oportunidade de aprender truques de magia, numa tarde bem passada na Galeria Moróbolantes, na Guarda, com quem a ADoT firmou uma Parceria de Colaboração.

Visita Cultural e Cientifica a Constância


O passeio anual ADoT teve lugar em 23 Junho e decorreu no Ribatejo. Começou com a ‘conquista’ do Castelo de Almourol, localizado em pleno rio Tejo. Seguiu-se a jornada Camoniana vivida em Constância. A tarde foi consagrada ao Parque de Astronomia – Centro de Ciência Viva, onde os excursionistas passaram em revista vários aspectos do Sistema Solar, nas sucessivas sessões realizadas

MINUTO SOLIDÁRIO da Fundação Montepio


A ADoT foi escolhida pela Fundação Montepio para integrar o Programa “Minuto Solidário”, dedicado a divulgar Associações Portuguesas que desenvolvem meritória actividade em prol da solidariedade. Divulgado em televisão, pela SIC, e na rádio, TSF, constituiu um importante meio de divulgação da Associação.

Iniciativas 2011


ACTIVIDADES REGULARES

A ADoT leva a efeito actividades regulares nas áreas da robótica, informática, artes plásticas, dança e introdução à viola, destinadas a jovens com capacidades de excelência e a menos jovens talentosos.

ANIVERSÁRIO

O 1.º Aniversário da Associação Desenvolver o Talento (ADoT) teve lugar no dia 4 de Janeiro, pretexto que serviu para reunir na sua Sede um elevado número de associados

CARNAVAL na QTA. Da MAÚNÇA

Entre domingo e terça-feira de Carnaval, a ‘família ADoT’ convergiu para o Espaço Educativo Florestal da Maúnça, nos arredores da cidade da Guarda, onde os esperava uma intensa actividade polivalente.
A trintena de participantes foi convidada a interagir com a natureza, retirando-se para este espaço rural., onde pernoitaram, fizeram-se jogos de pista, jogos de mesa, ateliers de artes plásticas e elaboração de máscaras, ateliers de culinária regional, serões de província, onde a conversa (a)fiada foi rainha, constituiu um pretexto para viver o Carnaval. Não faltou uma noite de folia com a apresentação de máscaras.

"FIRE FIGHTING HOME ROBOT CONTEST" - 2011

A ADoT participou, uma vez mais, com 2 equipas no Mundial Robô Bombeiro que decorreu em Hartford " EUA.
Na 18ª edição, que foi disputada por 117 equipas de oito Paí­ses (EUA, Canadá, China, Indonésia; Israel, Coreia, México e Portugal) a equipas ADoT2 sagrou-se Campeã Mundial na modalidade Junior Division.

Visita às cidades de Nova York e Hartford (E U A)


O itinerário e programa preparados para a comitiva da ADoT que se deslocou aos EUA para participar no Mundial do Robô Bombeiro, proporcionou uma breve visita ao centro de N. York, escala obrigatória da viagem aérea para o continente americano, e a Hartford, onde teve lugar a competição, cidade situada a meio caminho entre N. York e Boston, que lhes permitiu ficarem com uma melhor ideia dos hábitos, costumes e vivências dos que vivem nestas duas cidades americanas.

Boletim “Fonte de Talentos”


A ADoT passou a ter um informativo, com periodicidade anual, oportunidade de dar a conhecer o que faz. O primeiro número foi distribuído como suplemento dos jornais “A Guarda” e “O Interior”.

OLH’ ARTE


Actividade de artes plásticas – teve o seu epilogo com a visita a Santiago Compostela e Vigo (Espanha) e Porto. Percorrer a cidade-museu de Santiago Compostela, catedral e museus, e Vigo (museu de arte contemporânea), constituiu uma jornada adequada aos talentos artísticos da ADoT. No Porto, o destino foi a Casa da Música.

FEIRA do VOLUNTARIADO e FEIRA JOVENS CRIADORES


Participação da ADoT nas Feiras que tiveram lugar na Guarda, onde deu a conhecer as suas actividades e iniciativas e promoveu a (necessária) angariação de fundos.

CURSO de FOTOGRAFIA ( 23 a 25 Setº)


Com o lema “Olhar o Mundo com sensibilidade”, com a duração de três dias (sexta a domingo), decorreu o curso orientado pelos “Estúdios D. Pedro”. Manuseamentos da máquina, a técnica de obter boas fotos, a aprendizagem da revelação, foram dissecados pelos ávidos participantes.

I I Congresso Nacional da Inclusão (Coimbra)


A delegação da ADoT fez a apresentação de uma PULSEIRA que permite, com um simples toque, ou gesto, com o braço ou perna, que o seu utente consiga pôr em funcionamento um qualquer brinquedo (ou objecto) electrónico. Os Media estiveram atentos, e a notícia foi dada nos jornais, rádio e RTP 1 (programa PORTUGAL em DIRETO).

Brochura “O Desafio da Inclusão”


Apresentada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (Guarda), pelo Prof. Doutor Carlos Reis, reúne as comunicações e intervenções proferidas na Acção Formação que, com o mesmo nome, decorreu em 2010 no Instituto Politécnico da Guarda, organizada pela ADoT e a ESECD Guarda.

FESTA de NATAL da FUNDAÇÃO AUGUSTO GIL


Com o grande auditório do Teatro Municipal da Guarda lotado, a ADoT teve oportunidade de fazer a entrega da primeira PULSEIRA a uma jovem do Lar Residencial da Fundação S. Gil, e apresentar um vídeo sobre a sua actividade.

Iniciativas 2010

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO

Para o grupo dos mais jovens são desenvolvidas actividades periódicas, tais como a Dança, a Informática e a Robótica.

VISITA CULTURAL E CIENTIFICA

A primeira viagem aconteceu em Fevereiro e levou jovens e adultos a visitarem a Fundação Serralves (Porto) e o Visionarium (Sta. Maria Feira)

EXPOSIÇÃO "10 ANOS DO PÓLO DA GUARDA DA APCS"

Esteve patente, de 30 de Março a 18 Abril 2010, no Café Concerto do TEATRO MUNICIPAL da Guarda, Constituiu uma retrospectiva que passou em revista as iniciativas que se realizaram em apoio e defesa dos direitos das crianças e jovens talentosos. Simbolicamente, a Exposição assinalou o nascimento da Associação Desenvolver o Talento.

"FIRE FIGHTING HOME ROBOT CONTEST"

A ADoT participou com 2 equipas no Mundial Robô Bombeiro que decorreu em Hartford " EUA. Na 17ª edição, que foi disputada por 120 equipas de sete Paí­ses (EUA, Canadá, China, Indonésia; Israel, Coreia e Portugal) as equipas ADoT obtiveram o 3.º lugar nas modalidades de Walking Division (robôs com pernas) e Junior Division.
A comitiva teve oportunidade de visitar a mítica Manhattan de Nova York, designadamente subir ao “Empire State”, visitar St. Patricks’s Cathedral, Grand Central, Central Park, etc., percorrer a 5ª Avenida, Harlem, Soho, Broadway, Times Square, Battery Park e tomar contacto com as mais recentes novidades na Apple onde o destaque era o lançamento do novíssimo “iPad”.

2.º PASSEIO CULTURAL

Em Maio 2010, 30 associados da Guarda e Seixal, visitaram o Jardim de Paz (Bombarral), a Livraria Infanto-Juvenil Bichinho do Conto (Óbidos), Museu dos Dinossauros (Lourinhã) e a praia de Foz do Arelho, onde pernoitaram.

EXPOSIÇÃO "À DESCOBERTA DE TALENTOS"

No Centro Comercial VIVACI Guarda, de 2 a 13 Junho 2010, teve lugar a iniciativa, onde os talentos menos jovens (o mais novo com 22 anos e o mais velho com 78 anos) deram a conhecer os seus trabalhos de artes plásticas. Quatro dezenas de trabalhos encantaram os muitos visitantes. Os mais jovens talentos aproveitaram a oportunidade para fazerem demonstraçõees de robótica e mostraram os brinquedos adaptados. Foi editado o Catálogo da Exposição.

3ª FEIRA SOCIAL de S. MIGUEL ( Guarda)

Realizada, por iniciativa da Freguesia de S. Miguel, teve lugar no Parque da Cidade (Rio Diz), nos dias 18 a 20 Junho; correspondendo ao convite, a ADoT manteve o stand em plena actividade, onde as demonstrações de robôs e a mostra de bijutarias foram o centro das atenções dos muitos “feirantes” que por lá passaram.

FIM-DE-SEMANA NA QTA. PEDAGÓGICA - MAÚNÇA

A comunidade ADoT esteve, no fim de semana de 3 e 4 Julho 2010, descontraidamente activa com jogos de pistas e caminhadas – à descoberta da Maúnça, dar largas à imaginação através da pintura de uma tela colectiva, e ainda ocupada com jogos de mesa e bijutaria, e, sobretudo, usufruindo um intenso convívio multi-étario, num ambiente rural e em plena natureza.

CONCURSO NACIONAL ROBÔ BOMBEIRO " Vice-Campeões em 2 modalidades

Decorreu na Guarda a 8.ª Edição do Concurso, organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, onde marcaram presença 33 equipas de todo o País. A ADoT fez-se representar pelas equipas ADOT MONTEPIO, na modalidade de robôs com pernas e ADoT 6F's MAXFINANCE, na modalidade standard. Em ambas obteve o 2.º lugar.

CONVIVIO de VERÃO

Repetindo uma prática antiga, o “Colectivo ADoT”, reuniu-se na “Casa de Pedra”, em pleno Vale do Rio Mondego, pretexto para desfrutar o calor do verão e apreciar os talentos gastronómicos de alguns associados.

I FEIRA de ARTESANATO CONTEMPORÂNEO

A convite da “IDEIAS.Guarda – Associação de Jovens Empreendedores da Guarda ” a ADoT marcou presença nesta primeira edição do certame, que decorreu em 28 de Agosto no Jardim José de Lemos (Guarda), com uma banca de divulgação da Associação e mostra das bijutarias que as talentosas Mães associadas têm feito.

Sessão de Apresentação Pública do NÚCLEO do SEIXAL da ADoT

Foi a 15 de Outubro, no Auditório da Oficina de Juventude de Miratejo, que decorreu a apresentação do NÚCLEO do SEIXAL ADoT. A ocasião serviu de oportunidade para a exibição de uma sequência fílmica das actividades e iniciativas realizadas pela ADoT e para uma muito animada troca de impressões sobre a problemática associada ao talento. O acontecimento contou com a colaboração do Município do Seixal e mereceu destaque no Jornal “Comércio do Seixal e Sesimbra” que lhe dedicou uma página.

ACÇÃO de FORMAÇÃO “ O DESAFIO da INCLUSÃO ”

A ADoT, em parceria com a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda do Instituto Politécnico da Guarda e com o apoio do Governo Civil do Distrito da Guarda, levou a efeito esta iniciativa que decorreu no Auditório Central do IPG no dia 22 de Outubro. Palestrantes: Prof. Doutor Marcelino Pereira (Faculdade de Psicologia da Universidade Coimbra) versou o tema “Crianças Sobredotadas: questões em torno da identificação e do aconselhamento psicológico e educativo” e Mestre Ana Luísa Matias (Unidade Ensino de Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo) discorreu sobre a “Inclusão, um Caminho a Construir”;
No Painel que ocupou a tarde, moderado pelos referidos palestrantes, tomaram assento as representantes das instituições e entidades convidadas: Unidade Escola de Referência de Alunos Surdos (Agrupamento Escolas S. Miguel - Guarda), Centro de Recursos TIC para a Educação Especial, Unidade de Autismo e Unidade Multideficiência (estes do Agrupamento Escolas Área Urbana da Guarda) e a própria ADoT;
Intervieram duas Mães que deram publico testemunho das histórias de vida dos seus filhos, um portador de capacidades de excelência, outro autista .

FIM-de-SEMANA CULTURAL e CIENTIFICO na “Costa Azul”

Organizado pelo NÚCLEO do SEIXAL , decorreu no fim de semana 30-31 Outubro, mais um passeio cultural-cientifico, desta vez centrado na região da “Costa Azul”. Da Guarda, foram 27 os excursionistas, a que se juntaram uma dezena residentes na Margem Sul e Lisboa.
No sábado, foram visitados, no Seixal, o Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal e o Moinho de Maré .
A convite do INATEL o alojamento teve lugar no centro de férias da Costa da Caparica, uma excelente unidade hoteleira, bem a condizer com a identificação com que é conhecida: “Um Lugar Ao Sol ”.
A manhã de domingo, já em Lisboa, foi preenchida com uma visita ao Planetário Gulbenkian; Para a tarde, na Amadora, estava reservada uma surpresa para as crianças e jovens do grupo: uma visita à Kidzania identificada como uma cidade em miniatura, para aprender a brincar “aos grandes’.

FESTA de NATAL da FUNDAÇÃO AUGUSTO GIL

A Associação foi convidada a participar na Festa de Natal da Fundação A. Gil, a qual teve lugar a 11 de Dezembro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Durante o evento, a ADoT entregou alguns brinquedos adaptados aos jovens do Lar Residencial da Fundação.
A ADoT, através do Projecto Co(n)Tacto e com o apoio da FUNDAÇÃO MONTEPIO, adapta brinquedos electrónicos destinados a crianças e jovens portadores de incapacidades. Foi com muita alegria que os jovens portadores de deficiência da Fundação A. Gil receberam um jeep e uma betoneira adaptados Às suas limitações.
Esta é uma actividade que consubstancia uma intensa solidariedade entre jovens diferentes, onde os jovens da ADoT conferem conteúdo prático aos conhecimentos que adquirem nas actividades regulares de robótica.

PARA VER as fotos e os “ recortes de imprensa” consultar o blog ADoT

Número de Visitantes:

contacte-nos: adotportugal@gmail.com

telemóvel: 960233799