Sede Nacional: Guarda
Iní­cio Objectivos Orgãos Sociais Sócios Actividades Robótica Biblioteca Galeria Apoios Blog

Robótica
A robótica constitui uma actividade multidisciplinar que permite aprofundar e testar os conhecimentos em Áreas tão diferentes como sejam a informática, programação, electrónica, matemática, física.

2013

Festival Nacional de Robótica, Lisboa - Abril 2013

O principal objetivo da participação neste importante Festival, foi testar a eficácia dos robots construídos e programados nas atividades regulares de robótica. Para tanto, a ADoT formou três equipas, cada uma inscrita em outras tantas modalidades, a saber: dança robótica, busca e salvamento A e busca e salvamento B.
O Festival Nacional de Robótica congrega jovens de todo o País, sendo considerado a maior e mais importante iniciativa de robótica educativa, onde são postas à provas as soluções adotadas por cada equipas de jovens, agrupados em dois escalões etários – dos 8 aos 14 anos e dos 15 aos 19 anos. Disputadas as provas durante um fim-de-semana, as equipas ADoT lograram obter as seguintes classificações:
1º Lugar na competição de Busca e Salvamento B. – equipa “ADoT / Município de Pinhel” ;
3º Lugar para a equipa “ADoT - Montepio”,(integrada por crianças e jovens dos 8 aos 14 anos), na modalidade de Dança/Teatro, sendo ainda contemplada com dois prémios complementares do júri: o de melhor programação e melhor utilização de sensores.
4.º Lugar na competição Busca e Salvamento A – denominada “ADoT / Município da Guarda”, que participou no escalão reservado a jovens dos 15 aos 18 anos;


ROBOCUP 2013, Holanda – Junho 2013

Consequência de ter obtido o 1º lugar na modalidade Busca e Salvamento B (“Rescue”, na denominação internacional), a ADoT defendeu as cores de Portugal na edição de 2013, que teve lugar na cidade de Eindhoven.
Não sendo relevantes os resultados competitivos, a participação neste evento, onde compareceram 2500 jovens de 40 países, propiciou o contacto com os mais atuais desenvolvimentos tecnológicos

Concurso Nacional Robô Bombeiro - Julho 2013

Organizado pelo Instituto Politécnico da Guarda, as equipas ADoT/Matos & Prata, ADoT/Centro de Estudos e ADoT / Crédito Agrícola, participaram na 11ª edição deste Concurso, demonstrando serem capazes de construir-programar várias espécies de robots em termos de intervirem em vários cenários, pese embora serem jovens que iniciaram a prática de robótica há escassos meses.
Estas equipas participaram na classe “standard”, tendo logrado alcançar meritórias classificações, respetivamente, 8º, 10º e 11º lugares

Anos Anteriores

Festival Nacional Robô Bombeiro – 2012

Concorrendo com as equipas ADoT/MUNICIPIO de PINHEL e ADoT/FINICLASSE, os nossos jovens demonstraram serem capazes de construir-programar várias espécies de robots em termos de intervirem em vários cenários.

Festival Nacional de Robótica – 2012

A ADoT participou pela primeira vez neste concurso nacional de robótica educativa que teve lugar em Guimarães. As Equipas ADoT/MONTEPIO e ADoT/NXT4YOU concorreram na modalidade de “Busca e Salvamento”, onde os robots têm de seguir uma linha, por vezes não contínua, contornar obstáculos físicos, subir uma rampa e localizar e remover um objecto. A excelência das pequenas máquinas ficou demonstrada pelo apuramento para as respectivas finais de ambas as categorias “A” e “B”

Equipa BeFree/ADoT presente no concurso “Robot Waiter”, integrado no Fire Fighting Home Robot Contest, realizado em Hartford (EUA) - 2012

A competição Robot Waiter destina-se a pôr à prova as soluções robóticas destinadas a conferir autonomia a pessoas portadoras de deficiência, num cenário de uma casa, e no desempenho de diversas tarefas domésticas (por exemplo remover um prato de um armário, colocando-o depois em cima de uma mesa) . A Comitiva BeFree/ADoT contou com o apoio da Comunidade Portuguesa nos EUA, quer na deslocação Nova Iorque-Hardford-Nova Iorque, quer na cidade de Hartford. Em destaque esteve a equipa BeFree (onde participam os associados Tiago Caldeira e Paulo França), ao alcançar o 1º lugar na modalidade Expert.



Semana Europeia de Robótica – 2011

A ADoT esteve associada a esta importante iniciativa que, em Portugal foi organizada pela Universidade de Coimbra, promovendo dois “DIAS ABERTOS”, franqueando as portas da sua sede aos curiosos que quiseram ter um contacto com as várias modalidades de robótica educativa. Um grupo de jovens participou, em Coimbra, num workshop que decorreu no Museu da Ciência.

MUNDIAL ROBÔ BOMBEIRO 2011 - Medalha de OURO

Em face dos resultados competitivos obtidos no ano transacto, a Associação inscreveu duas equipas na

18,ª edição do "Fire Fighting Home Robot Contest", conhecido por Mundial Robô Bombeiro, o qual teve lugar no Trinity College de Hartford (E.U.A.)

A equipa ADoT 2 que participou na Junior Division, obteve o 1.º LUGAR absoluto, sendo a unica a conseguir o pleno de sucessos (apagar a vela) nas três mangas disputadas.

Neste concurso internacional estiveram presentes 117 equipas de 8 Países (EUA, Canadá, México, Israel, Indonésia, China, Coreia e Portugal)

MUNDIAL ROBÔ BOMBEIRO - 2 Medalhas de BRONZE

Disputado por 120 equipas, de 7 países (EUA, Canadá, China, Indonésia, Israel, Coreia e Portugal) , as equipas ADoT 1 e ADoT 2 intervieram nas modalidades Walking Division (robôs com pernas) e Junior Division

Na WALKING DIVISION, a disputa foi renhida, pois ao início da 3ª manga, quatro equipas (duas Norte Americanas, uma representante da Indonésia e uma Portuguesa) podiam, indistintamente, vencer, dado estarem separadas entre si por uma pequena margem pontual. 

Na terceira manga, a equipa portuguesa, ADoT 1, formada por João Silveira e Gil Azevedo, de 14 e 17 anos respectivamente, demonstrou a sua precisão e eficácia, alcançando a medalha de bronze.

Na categoria JÚNIOR, a equipa ADoT 2, que teve como protagonista Miguel Seabra, um talentoso de 11 anos distinguiu-se também com o 3º lugar no pódio.

Deste modo, os jovens da ASSOCIAÇÃO DESENVOLVER O TALENTO (ADoT) levaram a bandeira Portuguesa ao pódio, por duas vezes, constituindo, ao mesmo tempo, um excelente brilharete para a novíssima bandeira ADoT, pela primeira vez desfraldada.

CONCURSO NACIONAL ROBÔ BOMBEIRO - 2 Medalhas de PRATA

A Associação Desenvolver o Talento participou pela primeira vez no Concurso Nacional Robô Bombeiro, com duas equipas que prestaram provas nas classes "Robôs com Pernas" e "Standard", sagrando-se em cada uma delas, Vice Campeões Nacionais.

Na classificação classe "robô com pernas", a equipa "ADoT Montepio", formada pelos jovens João Pedro Silveira e Gil Azevedo, obteve o 2.º lugar, com o mesmo número de sucessos (detectar e extinguir o foco incêndio representado por uma vela) da equipa da Universidade de Aveiro que venceu.

Na classificação classe "standard", em disputa com outras 19 formações, a equipa "ADot 6F's Max Finance", constituída por Francisco Jerónimo, José Delgado e Miguel Seabra, obteve também um brilhante 2.º lugar, levando de vencida a forte concorrência dadas pelas equipas de Leiria, Coimbra e Covilhã.

Número de Visitantes:

contacte-nos: adotportugal@gmail.com

telemóvel: 960233799